sexta-feira, 4 de outubro de 2013

(Aula 6) A arte de saber quando trocar peças

Pense no seguinte:

O Sr. Fulano tinha o sonho de montar uma pastelaria. Um dia com muito esforço consegue com suas economias dar andamento ao seu projeto. Eis que surge na Rua 10 a pastelaria "Império do Pastel da Família Fulano".

O dinheiro entrando, muitos clientes, tudo dando certo, indo de vento em popa e o sonho de ficar rico cada vez mais próximo. Que maravilha, como é bom quando tudo da certo!

Um belo dia, no mesmo quarteirão da pastelaria do Sr. Fulano surge uma placa, "Em breve McCiclano". Nesse momento o Sr. Fulano fica um pouco tenso, preocupado, mas ao mesmo tempo ele pensa:
Todos amam os pasteis da família Fulano, não tenho com que me preocupar!

Dois meses depois é inaugurado o McCiclano, a surpresa, uma mega lanchonete de uma grande franquia. Fazem pasteis, lanches, tem sorvetes, sucos exóticos, música ambiente, etc.

Em pouco tempo o Sr. Fulano vê seus clientes sumindo e o pânico bate a porta. E agora?

O Sr Fulano cometeu vários erros, dentre eles podemos citar:

  • Subestimou seu concorrente
  • Não planejou estratégias para uma possível competição de mercado
  • Se acomodou
  • Excesso de confiança
  • ...
Ok, foram vários erros, mas como podemos ajudar o Sr. Fulano? Alguma ideia?

Soluções:

Vender seus bens ou pedir um empréstimo ao banco para tentar melhorar seu negócio e competir com o McCiclano?
Tentar vender seu negócio para o McCiclano?
Fechar seu negócio e buscar outro local com menos concorrência?
Mudar de ramo?

Problemas e mais problemas, muitas questões, não acha?

No xadrez também podemos ter várias questões difíceis e muito parecidas com essa. Saber qual é a melhor alternativa é difícil, só nos resta ouvir a voz da razão e testar.

Se cometemos um erro na abertura, como tratar esse erro?
Se estamos sendo pressionados, que postura tomar?
Se o oponente esta mais forte em certa posição, o que fazer?
Se alguma perda é inevitável, vale a pena investir recursos?

A melhor solução para essas singelas perguntas pode diferenciar um mestre do aprendiz. Soluções, técnicas a se empregar, a lógica, a criatividade, a experiência, use tudo que tem e tente tomar a melhor decisão. No xadrez você é o Rei e o seu império depende de sua capacidade de decidir e resolver problemas com sabedoria.

Aproveite seu tabuleiro de xadrez para tentar resolver os problemas com criatividade, imagine que o tabuleiro é uma arena em que os problemas da realidade podem ser simulados e testados. A lógica usada no xadrez é muito parecida ou até igual a lógica utilizada na vida.

Vida longa ao Rei!

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas..." (Sun Tzu em "A arte da Guerra")

Nenhum comentário:

Postar um comentário