quinta-feira, 31 de outubro de 2013

(Aula 8) Controle Central

Era uma vez...

Trimmmm! Trimmmm!

Toca o sinal e Joãozinho sai correndo faminto para mais um intervalo, abre sua lancheira desesperadamente, parece que não come a dias. Sua mãe não o desapontou, é um belo lanche de presunto com queijo, que delícia!

Quando vai dar a primeira mordida eis que surge em sua frente desfilando como um anjo a sua amada, que linda é a Maria, Joãozinho até esquece sua fome e em transe viaja em seus pensamentos. Como seria bom namorar Maria.

Maria é alegre, sempre cercada pelos garotos mais populares da escola, e João pensa:

_ Esse mundo não é justo.

Porém Joãozinho como um bom jogador de xadrez que é, analisa a situação de forma mais racional e pragmática e pensa:

_ E se eu imaginar que a Maria é meu objetivo, ela seria o Rei que devo capturar e a escola é o tabuleiro e esses garotos que a cercam são as peças adversárias... Qual seria meu próximo movimento? Preciso pensar em um lance à moda Kasparov e Maria será minha.

Joãozinho continua pensando e formula sua grande teoria:

_ Aprendi que o segredo esta em dominar o centro, talvez eu devesse me posicionar melhor, aparecer e mostrar que sou interessante, inteligente e divertido. Assim dominaria o centro das atenções de Maria e nessa posição teria uma visão privilegiada sobre os pontos fortes e fracos de meus concorrentes. Poderia facilmente mostrar minhas qualidades e antecipar todos os movimentos, essa será minha estratégia. Sou um gênio!

É isso ai, Joãozinho criou coragem e esta confiante. Ninguém segura esse garoto!

E lá esta Maria rindo e conversando. Quando de repente ela olha para o lado e observa Joãozinho se aproximando. Joãozinho percebe que ela fitou o olhar e ganha moral.

_ Chegou a hora de arrasar!

Quando esta se aproximando seu amigo Timóteo grita:

_ Fala aê Brow!

Joãozinho olha seu brother e o cumprimenta a distância.

_ Olha Joãozinho!

Mas que azar meu amigo! Não observou que a sua frente havia uma casca de banana...?

Escorrega o pé direito, da uma cambalhota e cai sentado na poça d’água. O mico do ano, de galã a palhaço de circo. Que destino cruel. Joãozinho não merecia isso.

Maria e todos seus amigos caem na risada, é show de gargalhadas hahaha kkkk hauauashua hahaha.

O sinal toca e é hora de voltar à sala de aula.

Moral da história...

Como na vida, no xadrez não é possível prever todos os lances, portanto, não subestime seu adversário e esteja atento aos imprevistos, é importante ter um plano B ou reunir-se de táticas que te permita formular rapidamente uma solução plausível.

De qualquer forma Joãozinho estava no caminho certo no que diz respeito ao xadrez, dominar o centro do tabuleiro é uma ótima estratégia de combate, já que permite reduzir a mobilidade das peças adversárias, pressionar de forma mais eficiente, dividir o território do oponente e possibilitar ataques alternados aos flancos inimigos.

No vídeo abaixo discutirei um pouco mais sobre formas de se dominar o centro e adquirir vantagem no jogo.

"Um homem esperto cria mais oportunidades do que encontra." (Francis Bacon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário